domingo, 7 de abril de 2013

Resenha: Um dia

Capa do filme
Título: Um dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 416
Ano: 2011

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, ano por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. 
 
Capa original
Emocionante. Talvez esta seja a melhor palavra para definir este livro. Um dia conta a história de Dexter e Emma, recém-formados na faculdade que se conhecem no dia da formatura e acabam passando o dia posterior a ela (15 de julho) juntos. Depois disso, somos levados a acompanhar a vida de ambos, no decorrer de 20 anos, sempre no mesmo dia do primeiro encontro dos dois. No livro, cada capítulo é um momento de um novo ano na vida dos mesmos, o que torna a leitura imprevísivel. É tudo o que posso escrever sobre Um dia.
Reflexivo: outra característica muito marcante da narrativa desta obra-prima de David Nicholls. Lembro que durante a minha leitura, muitas vezes, me coloquei no lugar dos personagens, que estão sempre tomando decisões, e até me perguntei como eu estarei daqui a 10 anos, 20, sei lá... Também me peguei reavaliando determinadas decições e atitudes que qualquer jovem na minha idade acaba fazendo no seu dia-a-dia e sim, mudei bastante a minha visão de mundo ao concluir a leitura do livro.
Um romance moderno: não tem como não se emocionar com a doce, inteligente e romântica Em, ou odiar, durante boa parte da leitura, o imaturo Dex. O final, por si só, poderá deixar você aos prantos (Não aconteceu comigo), mas, acima de tudo, o amor de Em por Dex, e de Dex por Em, o fará reparar que, VOCÊ PODE PASSAR A VIDA INTEIRA SEM PERCEBER QUE AQUILO QUE PROCURA, ESTÁ BEM NA SUA FRENTE.

2 comentários:

  1. Não li o livro, uma pena, né, apenas assisti o filme e gostei muito.
    Parabéns pela resenha. Vc precisa divulgar mais o seu blog, só uma dica...

    Abraço.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que o blog não é lá o mais divulgado, mas... Essa semana saiu até um comentário-duvilgação sobre ele na revista Minha vonela, acredita? É que, como faço faculdade, dedico pouco tempo ao blog. Mas pretendo corrigir isso, agradecido pelo toque!

      Excluir