sábado, 17 de agosto de 2013

Resenha: O casamento

Título: O casamento
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 224
Ano: 2012

Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso.
Viciado em trabalho, Wilson costuma passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento devia ser.
Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele.

Bonito. Nada define melhor a essência e toda a história de O casamento do que esse adjetivo. A continuação  de Diário de uma paixão -que eu amei- me fez passar boa parte da semana com um sorriso de orelha a orelha a cada vez que a relação de Jane e Wilson ia dando indícios de que começava a se reconstruir. Com todo o mérito ao trabalho de Wilson, claro.
Após quase 30 anos de casamento, Wilson passa a se deparar, cada vez mais, com a verdade sobre o seu casamento, que está prestes a acabar. 
Depois de esquecer o 29° aniversário de casamento, passa a tomar novas atitudes frente a sua vida, na esperança de reconquistar o amor da mulher, a quem já não sabe mais se o ama. 
E é a partir daí que a história se desenvolve...
Wilson, apesar de todo o histórico de marido pouco presente, pai muito menos e homem viciado em trabalho, me conquistou desde o primeiro momento por assumir todos esses fatos e tentar mudar a história a partir de agora. Jane é simplesmente o amor em pessoa e também não foi preciso muito para ganhar meu coração. Anna, Joseph e Leslie -filhos dos dois- também me garantiram boas lembranças e a participação de Noah -já sem Allie- do começo ao fim me fez lembrar com carinho toda a sua história, contada em Diário de uma paixão.
Mas esse é um novo livro e seus personagens, até os já conhecidos, enfrentam novos dramas. Noah mesmo, já não é o mesmo, mas me tocou o coração em todas as vezes que se fez presente.
O enredo é impecável e já no final do livro me peguei chorando por conta das novas atitudes do nosso protagonista, que a propósito, é o melhor personagem masculino escrito por Sparks. Ou seria o Noah?! Agora eu não sei...
O final me surpreendeu muito e, apesar de tê-lo em mente durante a minha leitura, foi se desconstruído durante todos os capítulos e me fez ficar com o coração acelerado ao tomar parte dos últimos acontecimentos.
Enfim, a maturidade do livro garantiu um lugar todo especial para o mesmo na minha futura estante, eu amei a capa e Nicholas Sparks passa a travar uma árdua luta contra James Patterson para a vaga de escritor preferido. De um rapaz apaixonado, engraçado, palhaço. Do meu coração.

14 comentários:

  1. Oi Ítalo..
    Nicholas sempre nos surpreende né.
    Este eu ainda não li, mas com certeza deve ser bom e você gostou.
    Estou lendo Bruxos e Bruxas, meu primeiro livro de James, mas acho que Nicholas deve ganhar ein..achei a narrativa de James meio infantil.
    Enfim, parabéns pela resenha, deu para ter uma boa noção da história, e amo romances.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê!
      Então... O casamento é divino. Sério.
      Quanto aos James, li Diário de Suzana para Nicolas e Escola: Os piores anos da minha vida e fiquei bem balançado. Do Sparks eu já li uma lista, e cada um marcou a sua maneira... Fica bem difícil, viu?!
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu adorei esse livro. Nicholas não me decepcionou, graças a Deus, e o final realmente me deixou bem surpreso, poréeeeem, eu achei o livro um tanto quanto fraco e não teve nada que tenha feito eu AMAR o livro.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Math!
      Eu AMEI o livro, de verdade. Gostei muito e não achei ele tão fraco assim... E o final é realmente surpreendente, não?!
      Abraços.

      Excluir
  3. Pois é, Sparks ainda é um campo desconhecido para mim...
    Engraçado que nesse livro ele parece trabalhar o amor de forma mais bem elaborada e realista. Quero dizer, aqui parece que ele relata os efeitos do tempo, do trabalho e mesmo da família sobre uma grande paixão, e é isso, e não um grande drama, que une os personagens.
    Posso estar enganado mas, se for assim, a cada dia respeito mais esse autor e sua originalidade.
    Resenha excelente, parabéns!

    Abraços!

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Diêgo!
      Você está completamente certo no que diz respeito a O casamento. Definiu muito bem tudo o que é o livro do Sparks e, se eu fosse você, não demoraria tanto assim para conhecê-lo.
      Abraços!

      Excluir
  4. Oi Ítaloooo, que resenha emocionante.
    Vou te confessar que não tenho intenção de ler nada do Sparks por enquanto, não é preconceito, mas não gosto deste gênero e não estou muito afim de conhecer hahaha!
    Mas essa resenha me brotou uma gota de esperança, quem sabe um dia eu começo a ler?
    Nunca digo nunca hahahah

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. aaah NÃO?
    sUPER RECOMENDO :DD
    O casamento é tão bom assim? Não comprei o meu ainda... Já li Diário de um paixão, é bonito mesmo. Meu personagem favorito masculino do Sparks por enquanto ainda é o Travis, mas amo todos rs Tipo o Jeremy, o Dawson, a Landon... <33
    Adorei a resenha, me convenceu :)
    Um beijo
    Pâm - http://interruptedreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo ;D
      Eu achei o casamento incrível. Se você gostou de Diário de uma paixão, é quase certo que também adore esse novo livro.
      Beijão!

      Excluir
  6. Oh Deus!! Eu amo demais esse livro. Gostei muito mais dele do que do primeiro. Wilson é um doce <33

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fecho contigo e, agora, nós dois amamos esse livro ♥
      Beijos!

      Excluir
  7. Eu comecei a ler esse livro e achei ok sabe? Depois deu aquela melhorada e quando eu já não esperava mais nada, o NIcholas resolve me surpreender. Eu realmente não tava esperando aquele final. Tava lá achando que era uma coisa e depois era outra. Eu até devia desconfiar de todo aquele casamento mas nem tchum. Depois caiu a ficha e eu: caramba como que eu não percebi isso antes?
    Gostei muito desse livro e o final foi maravilhoso! ♥

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir